Secretaria Municipal de Administração e Finanças
Secretária: Sandra Giovanella
Telefone: (51) 3758-1120/1122/1205
Email: secadmin@capitao.rs.gov.br
A Secretaria de Administração e Finanças tem como responsabilidade realizar as atividades administrativas gerais relacionadas à Prefeitura Municipal, especialmente aquelas relacionadas à preparação, registro, publicação e envio dos atos do Prefeito. Também é responsável pela elaboração e envio da correspondência do Prefeito, recebimento, distribuição, controle e arquivamento definitivo dos documentos da Prefeitura Municipal. Além disso, realiza atividades administrativas relacionadas ao sistema de pessoal e aos bens patrimoniais, registra e publica Leis, Decretos, Portarias e mantém registros de atos e fatos relacionados à vida profissional dos servidores, além de cuidar do protocolo e do arquivo.
Também é responsável pela supervisão técnica dos sistemas de pessoal, orçamento e pesquisa, bem como coordena a elaboração do Orçamento Programa. No âmbito das Finanças, é responsável por executar a política financeira e fiscal do Município, incluindo atividades relacionadas ao lançamento de tributos e arrecadação de receitas municipais. Também elabora a Proposta Orçamentária e realiza o controle do orçamento, processa contabilmente as receitas e despesas, aplica a legislação fiscal e fiscaliza os contribuintes. Além disso, é responsável pelo recebimento, guarda e movimentação de bens e valores, fornecendo assessoramento ao Prefeito em assuntos econômico-financeiros.