Notícias

Decretada situação de emergência

O Prefeito Municipal em exercício, Benjamim Fachini, assinou nesta terça-feira (17) o decreto que declara situação de emergência no município de Capitão, devido à estiagem. O decreto 003/2023 está embasado em dados técnicos do relatório de perdas em função da estiagem, elaborado pela Emater e no Laudo Técnico Ambiental emitido pelo Departamento do Meio Ambiente do município.
Conforme os levantamentos realizados, o setor agropecuário apresenta, até o momento, sérias perdas nas culturas de milho grão, milho silagem, bovinocultura de leite, avicultura e suinocultura.
O levantamento aponta que diversos recursos hídricos do município apresentam escassez ou estão secos como o Arroio São Jacó, os cursos d’água da Gruta Nossa Senhora de Lurdes, o Arroio Capitão e diversos açudes.
A Administração Municipal solicita que a população continue utilizando a água de forma consciente evitando utilizar a água da rede pública para limpezas pesadas, lavagem de automóveis e calçadas, irrigação de jardins, etc.

Fonte das Imagens: Luciano Braga Cavaletti.

Decreto: Decreto 003/2023