CONSELHO DE CULTURA REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL
O recém instituído Conselho Municipal de Cultura – CMC, de Capitão, órgão de apoio à cultura local, realizou dia 05 de abril a primeira Conferência Municipal de Cultura no plenário da Câmara de Vereadores.
Fizeram parte da conferência os conselheiros municipais, representantes do Poder Executivo, vereadores e membros da comunidade de Capitão, que participaram ativamente das atividades propostas na ocasião. A presidente do CMC, Kamilla Rizzi, conduziu os trabalhos com apresentação dos membros do Conselho e a dinâmica da noite, que se resumiu em abertura para propostas e opiniões a fim da elaboração do Plano Municipal de Cultura. Foi explicado aos presentes que a Conferência era parte integrante do Sistema Municipal de Cultura e que o Plano Municipal se trata de um documento de levantamento de demandas populares para a estruturação e fomento da cultura local, sendo transformado em lei e válido por 10 anos, mas um objeto orgânico, passível de modificações durante as conferências seguintes que devem ser realizadas de dois em dois anos.
OS presentes seguiram com as suas sugestões e necessidades, onde posteriormente será feito o projeto de lei com o texto completo do Plano Municipal de Cultura, a ser avaliado e votado pelo Poder Legislativo Municipal e, após isso, ser transformado na lei do Plano Municipal de Cultura, que será o balizador das políticas públicas dessa área para os próximos 10 anos, sendo ressaltado que se trata de um objeto de Município e não de governo.