O município de Capitão foi severamente afetado pelas intensas chuvas que ocorreram entre os dias 27/04 a 04/05, somando mais de 900mm de precipitação. Os principais danos ocasionados foram os deslizamentos de terra, quedas de pontes no interior, obstrução de estradas, e danos em toda malha viária.
Os deslizamentos ocasionaram danos estruturais em diversas casas, onde moradores precisaram sair às pressas, sendo alocados em casas de conhecidos ou nas escolas municipais. Houveram também danos estruturais em galpões de criação de aves, suínos e leite.
O município permaneceu 7 dias sem energia elétrica, água, internet e racionamento de combustíveis. Houve também o desabastecimento de granjas que ficaram sem ração e consequentemente sem conseguir retirar os lotes já prontos, gerando ainda mais prejuízos.
O fato mais grave ocorreu em Linha Sete Estradas onde um deslizamento ocasionou o falecimento de 2 pessoas e feriu gravemente outra, que encontra-se hospitalizada. Este certamente foi o evento de chuvas mais extremo já ocorrido nos 32 anos de história de nosso município.
A administração trabalha initerruptamente desde o início das chuvas para minimizar os transtornos. O principal foco da administração no momento é o restabelecimento total da energia elétrica e água, além de priorizar a liberação de acessos entre os municípios vizinhos, as comunidades e aos moradores do interior.
A administração se solidariza com a família das vítimas de soterramento, com os munícipes que perderam suas casas, com os produtores rurais que sofreram perdas e com municípios da região que também foram gravemente afetados. É um momento difícil que atravessamos e com esforço e persistência de todos será superado o mais breve possível.
Administração
Capitão enfrenta desastre sem precedentes após enxurrada e deslizamentos
Publicada em 8 de maio de 2024