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100 dias de Gestão: Trabalho, Compromisso e Avanços!

Hoje celebramos 100 dias de administração da Prefeitura de Capitão! Muitas conquistas já foram realizadas, mas nada foi realizado sozinho – cada avanço é fruto de uma equipe dedicada, Secretários comprometidos e o apoio da população.

Confira, abaixo, o desenvolvimento de cada Secretaria 📄

Secretaria Municipal de Administração e Finanças
  • Elaboração de todos os processos de renovações de contratos, novas contratações, compras, registros de preços e credenciamentos, incluindo Transporte Escolar, Combustíveis, Contratação de Médico para a UBS, Reforma das arquibancadas do Ginásio Municipal entre outros
  • Realização de Processos Seletivos para Professores, Monitores, Farmacêutico, Assistente Social e Operário Especializado
  • Planejamento e execução das festividades do 33º Aniversário do Município, incluindo a Escolha da Corte de Soberanas
  • Elaboração dos processos para o PRODESC (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Capitão) que possibilitou a assinatura da Carta de Intenções por nove empreendedores do município, que investirão aproximadamente 3,5 milhões para incentivar a economia local
  • Alistamento Militar: orientações para cadastramento on-line
  • Atualização do Plano de Contingência da Defesa Civil do município
  • Reestruturação do Sistema de Ouvidoria do município
  • Contratação de empresa de assessoria jurídica para aprimorar os processos internos e agilizar os trâmites das contratações em geral
  • Contratação de Assessoria de Imprensa para divulgação das ações dos setores públicos
  • Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025 – para renegociação dos débitos dos cidadãos para com o Município
  • Oficialização da instalação da empresa Planalto Têxtil no município
  • Envio da documentação para Prestação de Contas do exercício anterior, ao Tribunal de Contas do Estado
  • Elaboração de Projeto para a instalação de um Auditório com acessibilidade no prédio da Câmara Municipal de Vereadores
  • Readequação do espaço do Centro Administrativo Municipal, com a instalação de divisórias para criação de novas salas de atendimento
  • Atualização e encaminhamento do projeto de Rede Elétrica para o Loteamento Popular
  • Retomada do estudo de solução para o Poço de São Luís
  • Encaminhamento das documentação final para perfuração do poço tubular profundo na comunidade de Linha Zanotelli
  • Criação da nova identidade visual da Administração Municipal a partir de elementos que são referências culturais, naturais e econômicas do município

Secretaria Municipal da Agricultura

  • Revisões, manutenções e consertos do maquinário da Secretaria
  • Início da Terraplanagem na propriedade do produtor Marcelo Walbring, para construção de dois aviários no sistema Dark House
  • Recuperação da propriedade de Vanderlei Fachi, para retorno às atividades de produção avícola
  • Recuperação de acessos à propriedades rurais
  • Reativação de parte da produção de ovos férteis, na Granja Scheidt
  • Setor de ICMS: Apresentação de talão de produtor (~300); entrega de talões (165), Requerimentos de Bonificação (190); Devoluções de talão (~120); Inscrições novas (15)
  • Programas da Secretaria: Encomenda de alevinos (5); Calcário (1); Subsídio para Licenças Ambientais (6); Transporte de Dejetos de Suínos (~90); Subsídio Semen (104 produtores); Sementes forrageiras (152 pedidos – 1.005 sacos); Empréstimo de Redes de Pesca (8)
  • Participação da edição da Expoagro Afubra 2025, com um grupo de 30 produtores
  • Emissão de licenças e isenções ambientais (11)
  • Realização de uma Edição do Projeto “Capitão Mais Limpo”, que trata do Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e destinação final correta
  • Reestruturação do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente) e do CMSA ( Conselho Municipal de Saneamento Ambiental)
  • Contratação de empresa para Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, que permitirá ao município realizar os licenciamentos ambientais
  • Posto da Inspetoria: GTAS emitidas (206); Declarações complementares (185) GTAS de entrada de animais (468); lançamentos de vacinas da brucelose (57);declarações de conformidade a produtores de leite (~40)
  • Renovação do convênio com a EMATER/ASCAR com registro do atendimento à 103 famílias

 

Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação

  • Manutenção da atuação em programas, atendimentos e projetos voltados à promoção do bem-estar, inclusão e fortalecimento dos vínculos comunitários
  • Atuação junto ao Programa Habitacional vinculado ao Governo Federal
  • Atuação junto ao Programa Auxílio Reconstrução
  • Atendimentos individuais: 62
  • Visitas a cerca de 45 famílias, incluindo acompanhamento familiar
  • Retomada do Programa de Habitação Popular com reorganização do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social para elaboração de novo Edital de Credenciamento
  • Atividades com grupos de diferentes faixas etárias e perfis, sendo:
  • Grupo Amigos do CRAS: cerca de 25 homens idosos, com atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • Grupo PAIF (Serviço de Atendimento Integral à Família): cerca de 12 integrantes, com ações de busca ativa e inserção de novos membros
  • Grupos de Idosos: 4 grupos com aproximadamente 239 integrantes, que participam de atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer
  • Grupo do Bolsa Família: com a participação dos beneficiários ativos
  • Grupos de Artesanato: oficinas com 161 mulheres (idades entre 19 e 92 anos) e 51 crianças e adolescentes (idades entre 5 e 15 anos), com encontros semanais em três turnos: manhã, tarde e noite
  • Grupo de Teatro e Cinema: 16 participantes
  • Grupo de Patinação: 42 participantes
  • Oficinas de Música: 30 participantes
  • Orquestra Show de Capitão (OSCA): 12 participantes
  • Fanfarra Municipal de Capitão: 12 participantes
  • Grupos de Cantoria (Cantando Alegria, Angeli dei monti e Coral Vozes  de São Luís): 50 participantes
  • Projeto + Vida Capitão, através da empresa 60+ Assessoria LTDA, com grupo de dança com crianças (22 participantes), grupo de Pessoas com Deficiência – PCDs (16 participantes), grupos comunitários em São Jacó (29 participantes), São Domingos/Alto Alegre/Alto Palmas (34 participantes), Bicudo (18 participantes), Centro (44 participantes), Linha Zanotelli, Marinheira (29 participantes) e grupo de ritmos (45 participantes), sendo este último, uma ampliação realizada por esta administração, para pessoas de todas as faixas etárias e que trabalham durante o dia.
  • Projeto “Mais Vida Capitão em Casa”, que já realizou 35 visitas domiciliares a idosos acamados ou com dificuldades de locomoção
  • Emissões de RG (22)
  • Cadastros novos ou atualizações no CadÚnico (60)
  • Visitas domiciliares para averiguação cadastral do Bolsa Família (30)
  • Encaminhamentos para melhorias habitacionais, benefícios eventuais, carteiras FADERS e CIPTEA
  • Participação em Conselhos Municipais
  • Promoção de diversos eventos:
  • 23/01 – Tarde de atividades e jogos com crianças e a Equipe King Kids (JUCOM) de Gravataí
  • 29/01 – Tarde de jogos com adultos das oficinas do CRAS
  • 21/02 – Encontro com os grupos 60+ com presença de Marcelo Granjeiro
  • 26/02 – Carnaval do CRAS, com escolha do Rei e da Rainha do Carnaval
  • 08/03 – Participação no Encontro Intermunicipal de Mulheres em Travesseiro
  • 13/03 – Encontro de Vivências 60+ com Grupos de Encantado, Arroio do Meio, Relvado e Roca Sales
  • 29/03 – Encontro Regional de Corais com a participação de 11 grupo

 

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

 EDUCAÇÃO:

  • Atendimentos na Educação Infantil: 170 alunos
  • Atendimentos no Ensino Fundamental: 321 alunos
  • Profissionais envolvidos: 97
  • Realização de formação continuada de professores para educação infantil e ensino fundamental
  • Retorno das aulas
  • Continuidade no transporte universitário gratuito
  • Pintura da quadra da EMEF Espaço Aprender
  • Instalação de equipamentos de ar-condicionado em todas as cozinhas da rede municipal de ensino
  • Aquisição de material pedagógico para as escolas
  • Início do Projeto Liderança Jovem envolvendo estudantes
  • Início das obras de melhorias na EMEI Mundo Criança
  • Promoção das assembleias com participação das famílias
  • Aquisição e instalação da rede de proteção na Quadra Coberta
  • Instalação de brinquedos novos e reforma de brinquedos da Praça Municipal

 CULTURA:

  • Lançamento do documentário do município: Projeto Identidade, História de Capitão
  • Continuidade do Coral Municipal

ESPORTE:

  • Realização do Campeonato municipal de vôlei de areia
  • Realização do Campeonato municipal de futebol 7
  • Continuidade do projeto das escolinhas de futebol e vôlei
  • Apoio ao Encontro de trilheiros, da Etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross e Trekking de aventura e Ciclo Turismo no Eco Bike Park e Rodeio Estadual
  • Início da 1ª Copa Regional Integração de Futsal

 

Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos

  • Revisões, manutenções e consertos do maquinário da Secretaria
  • Finalização das obras de pavimentação asfáltica para São Jacó (1,2km)
  • Início das obras de pavimentação da estrada de Linha Zanotelli (1,08km)
  • Finalização da Terraplanagem para construção do prédio da empresa Planalto Têxtil
  • Recuperação das estradas nas comunidades de Linha Marinheira, São Luís, Picada Centro, Cascata, Picada São Paulo, Bicudo, Alto Alegre, Linha Alegre, e Linha São Domingos, com colocação de brita e instalação de bueiros
  • Recuperação de acessos, com colocação de bueiros, na comunidade de São Jacó;
  • Realização do estudo de localização para perfuração de um poço tubular profundo na comunidade de São Domingos
  • Manutenção das instalações elétricas, construção de rede nova para a área de acampamento e preparação da pista do Parque de Eventos para o Campeonato Estadual de Motocross

 

Secretaria Municipal da Saúde

  • Equipe multiprofissional composta por 3 médicos clínicos gerais, 1 pediatra, 1 nutricionista, 1 psicólogo, 1 ginecologista, 2 dentistas, 3 enfermeiras, 1 técnica de enfermagem, 1 auxiliar de enfermagem, 1 farmacêutica, 1 equipe de ESF, 1 academia de saúde com profissionais qualificados, entre outros colaboradores, que desempenham papéis essenciais na promoção da saúde
  • Consultas médicas, odontológicas e de enfermagem de qualidade, com um serviço atento às necessidades de cada paciente
  • Acompanhamento médico e de enfermagem para pacientes com mobilidade reduzida ou que necessitam de cuidados especiais, garantindo um cuidado mais próximo e humanizado
  • Realização de encontros, tanto nas unidades de saúde quanto nas comunidades, com grupos de apoio para promover o bem-estar mental e emocional dos cidadãos
  • Alcance das metas estabelecidas para as campanhas de vacinação, garantindo maior imunização e proteção para nossa população
  • Frota com 5 motoristas para garantir que os cidadãos tenham acesso ao atendimento médico adequado
  • Realização de melhorias no prédio da UBS, com a instalação de iluminação adequada, à aquisição de uma máquina industrial de costura e outros materiais necessários para o bom funcionamento da unidade de saúde
  • Renovação de convênios com hospitais da região, como o Hospital de Arroio do Meio, Hospital de Nova Bréscia, Hospital Brun Born e Hospital de Estrela, com o objetivo de ampliar o acesso a consultas especializadas, procedimentos e exames
  • Negociação constante de valores mais acessíveis para a realização de exames, procedimentos ortopédicos e cirúrgicos, com apoio dos convênios, o que tem reduzido significativamente a fila de espera para cirurgias e procedimentos
  • Entrega de 7.229 medicamentos, com um total de R$ 80.290,06 investidos para garantir o acesso à medicação necessária
  • Auxílios Concedidos no período:

Hospital Bruno Born – Lajeado: R$ 135.091,90

Hospital São João Batista – Nova Bréscia: R$ 133.893,96

Hospital Estrela: R$102.845,91

Hospital São José – Arroio do Meio: R$ 161.956,29

CONSISA (consultas, exames, procedimentos e cirurgias autorizados): R$ 384.039,36